Powered By Blogger

domingo, 24 de fevereiro de 2013

A SELEÇÃO NATURAL E A SELEÇÃO ARTIFICIAL

O INÍCIO DO DARWINISMO

     Em 1831 Darwin iniciou sua famosa viagem a bordo do navio inglês HMS Beagle em direção à América do Sul, com duração de 5 anos, de onde também passou pela Nova Zelândia e Austrália, sendo que esteve no Brasil por duas vezes. Com toda a diversidade verificada, notou muitos exemplos de variações de uma mesma espécie, principalmente na fauna, inclusive o melhor exemplo disto, foi sua passagem pelas ilhas Galápagos, no oceano Pacífico, onde observou na ave tentilhão e suas variantes, possibilidades para todas as adaptações, para todos os modos de vida, e que esses tentilhões das Galápagos deram origem a 13 espécies diferentes, que comem alimentos distintos, e que possuem bicos diferentes para cada dieta própria. Desde o bico enorme do comedor de grãos até o bico pontudo do comedor de insetos, sendo que existe entre eles a série completa de bicos possíveis entre os passeriformes. Uma dessas espécies utiliza um espinho de cacto para desalojar insetos nas cascas das árvores.
     Começava a ser traçada, a teoria da evolução por seleção natural das espécies. Darwin concluiu que nem todos os organismos que nascem sobrevivem, e mais importante ainda - sendo assim não reproduzem-se. Mas os indivíduos com mais oportunidades de sobrevivência e de enfrentar as condições ambientais, teriam maior chance de se reproduzir e deixar descendentes, transmitindo assim essas melhores características. Nessas condições, as características favoráveis tenderiam a ser preservadas e as desfavoráveis, destruídas. Darwin afirmou: "Essa preservação de variações favoráveis e rejeição de variações prejudiciais eu chamo de seleção natural".  


     Em 1858, Darwin recebeu um pequeno manuscrito do cientista inglês Alfred Russel Wallace (1823-1913), intitulado: "A tendência das variedades de se afastarem indefinidamente do tipo original". Para sua surpresa, Wallace tinha chegado às mesmas conclusões que ele. Darwin já suspeitara que o mecanismo da evolução poderia ter alguma semelhança com a seleção artificial, processo em que o homem seleciona para reprodução, espécies com características desejáveis desprezando as demais. Assim surgiram todas as raças de cães, carneiros, porcos, vacas, cavalos, as variedades de milho, arroz, feijão, frutas diversas e mais outros  inúmeros vegetais.   

    Muito antes de Darwin e Wallace, fazendeiros e agricultores estavam usando a ideia de seleção para causar mudanças nas características de suas plantas e animais ao longo de décadas. Fazendeiros e agricultores permitiram a reprodução apenas de plantas e animais com características desejáveis, causando uma certa "evolução" de seus estoques, porém, uma evolução dirigida pelo ser humano, e não naturalmente. Esse processo é chamado de seleção artificial porque são as pessoas (ao invés da natureza) que selecionam quais organismos vão se reproduzir.
    Como vemos abaixo, fazendeiros têm cultivado numerosas variedades de culturas a partir da mostarda silvestre, selecionando artificialmente certos atributos.

 VEGETAIS COMUNS CULTIVADOS A PARTIR DA MOSTARDA SILVESTRE. EXEMPLO DE PROCESSO DE EVOLUÇÃO ATRAVÉS DE SELEÇÃO ARTIFICIAL 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


GATOS DOMÉSTICOS E SELVAGENS








-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
LOBO SILVESTRE E CÃES DOMÉSTICOS







----------------------------------------------------------------------------------------------------
  
ILUSTRAÇÕES - DARWIN - PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES


 

 
 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário