Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Bonitinha e útil, a lagartixa doméstica:


Nome Popular: Lagartixa Doméstica, Taruíra, Briba.
Tamanho: até 17 cm.
Cores: marrom acinzentado
Tempo de Vida: até 8 anos






Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Sauria
Família: Gekkonidae
Subfamília: Gekkoninae
Gênero: Hemidactylus
Espécie: H. mabouia


Existem centenas de espécies de lagartixas, principalmente nas regiões quentes do mundo. A primeira e a última imagem são de um lindo exemplar de lagartixa leopardo, as demais são da lagartixa doméstica. As lagartixas que convivem no mesmo habitat que o homem, são muito úteis como predadoras de pragas domésticas, por isso devemos mantê-las. São excelentes trepadoras, e podemos vê-las caminhando pelos lugares mais difíceis. Elas possuem grande habilidade para subir facilmente por paredes, e até chegar ao teto, por onde anda de cabeça para baixo. Nunca perde a aderência, porque tem, entre os dedos, fileiras de pequenas lâminas transversais forradas de pêlos microscópicos em forma de ganchos. Esses pêlos se prendem à mínima saliência de qualquer superfície e podem aderir melhor do que ventosas.
Algumas têm hábitos diurnos; outras, noturnos. A dieta da lagartixa doméstica inclui insetos, aracnídeos e escorpionídeos, sendo muito útil como predadora natural de pragas domésticas como baratas e pernilongos.







Um comentário:

  1. valeu...... aqui em casa, tinha muitas baratinhas francesas, sumiram todas depois que as lagartixas apareceram........

    ResponderExcluir