Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

AS RELAÇÕES, A FELICIDADE, AS SEPARAÇÕES E A TRISTEZA

   As pessoas têm a necessidade de se relacionar com outras, e no decorrer da vida podem acontecer muitas surpresas. Você pode encontrar a pessoas ideal, e estar feliz, porém, é rara a continuidade da felicidade. Acredito que tudo é relativo, tudo depende da nossa idade e época da vida, comportamento próprio e do parceiro, entre outros fatores. Mas o que tenho certeza, é da fragilidade feminina quanto aos relacionamentos. Acredito que o ser humano manifesta um misto de instinto selvagem e princípios elaborados pela sociedade onde está inserido, obviamente, lembrando que comportamento varia de indivíduo para indivíduo. Mas parece que o indivíduo masculino tende a desempenhar um pouco mais de seus instintos, lembrando que na natureza, a maioria das espécies e seus machos se preocupa apenas em se alimentar e conseguir copular, deixando seu material genético em cada fêmea que conseguir. Enquanto a fêmea prepara o ninho para receber a sua prole, fato que na maioria das vezes se repete por muitos e  muitos ciclos. Sendo assim penso que o desenvolvimento intelectual humano em sua evolução, se fez de tal forma que não se ajustou a essas diferenças entre os sexos, gerando um desequilíbrio para os moldes da sociedade atual. Não gosto de generalizar coisa alguma, pois enxergo tudo como relativo, mas falo da maioria. Existem indivíduos do sexo masculino que agem bem diferente dos machos comuns, assim como existem as do sexo feminino que conseguem se sair como um indivíduo macho. Escrevo tal texto para discutir o que tenho observado e passado, e que talvez ajude outras pessoas na reflexão sobre as relações e suas consequências. 
   Sou crente que a felicidade é transitória, ela nunca permanece para sempre e é uma jóia frágil e fácil de se quebrar, cuja tentativa de conserto nunca a deixará como já foi bela. E o fato difícil e doloroso é aceitar isso, se acostumar com isso e ensinar isto à sua prole. As relações amorosas parecem ser fundamentais para quase a totalidade das pessoas, mas entender que a dor da separação pode acontecer é difícil e para alguns inimaginável. E na sociedade atual, algumas pessoas têm feito suas relações de forma mais prática, como relacionamentos abertos, com mais de duas pessoas,  extraconjugais, eventuais e muitos outros, porém, mesmo assim existe o risco da dor, sobretudo para quem ainda tenta construir relacionamentos sérios a dois. 
   Penso que a mulher precisa copiar alguma coisa da atitude masculina, se propor a aprender a viver sem dependência e não impor relacionamento sério logo no início de um. Eu já passei por muita coisa, desde relações com homens bipolares, ciumentos ao extremo, indiferentes, equilibrados, carentes, etc, e sei que o difícil é sempre o que parece mais interessante, ou seja, ai se encontra outra inconsistência dos desejos humanos, que geralmente gera conflitos. 
   Estou aprendendo a me virar só, tenho um grande problema de dependência, de não conseguir estar só, e assim, acabo me vulnerabilizando e não sendo seletiva, o que muitas outras mulheres também fazem. Mas com muita dor e paliativos tenho aprendido, tenho ouvido, tenho sentido, tenho refletido, que devemos aceitar a natureza das pessoas, inclusive do indivíduo masculino e aprender a lidar com o diferente. E uma lição dolorosa que eu já ouvi antes mas nunca digeri, é a de que "ninguém é de ninguém", mas faço uma alteração, "ninguém nos pertence, o mundo dá voltas, nunca aposte tudo, sempre tenha um plano B, ninguém deve ser insubstituível, você tem valor e muita coisa boa acontecerá". 

27/01/2012

Continuo esta reflexão em breve...                    

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

   Bem, hoje pela madrugada tento combater a insônia, causada tanto pelas minhas férias, como por mais uma separação que passo, a terceira com  a mesma pessoa que anda bem desequilibrada, insegura e com ciúmes exagerados, todavia, não sofro tanto como as anteriores, acho que é o aprendizado e o amadurecimento. Hoje achei muito conveniente para a continuidade do assunto "As relações, a felicidade, as separações e a tristeza" um pequeno de texto de Arnaldo Jabor que se encaixa como uma luva em meu momento atual:


"Mulheres mais velhas são diretas e honestas. Elas te dirão na cara se você for um idiota, caso esteja agindo como um! Você nunca precisa se preocupar onde se encaixa na vida dela. Basta agir como homem e o resto deixe que ela faça... Sim, nós admiramos as mulheres com mais de 30 anos! Infelizmente isto não é recíproco, pois prá cada mulher com mais de 30 anos, estonteante, bonita, bem apanhada, sexy e resolvida, há um homem com mais de 30, careca, pançudo em bermudões amarelos, bancando o bobo para uma garota de 19 anos... Senhoras, eu peço desculpas por eles: não sabem o que fazem! Para todos os homens que dizem: 'Porque comprar a vaca, se você pode beber o leite de graça? Aqui está a novidade para vocês: hoje em dia 80% das mulheres são contra o casamento e sabem por quê? Porque as mulheres perceberam que não vale a pena comprar um porco inteiro só para ter uma lingüiça!" 
Arnaldo Jabor


     
------------------------------------------------------------------------------------------------------------


   Vida, louca vida, já que não dá para ter tudo, que eu consiga aproveitar o que parece uma nova oportunidade, um novo capítulo, uma fase de boas emoções. Mas o passado ainda ronda, e quero ser forte.
   Estou animada, acho que o meu inibidor de recaptação de serotonina é um grande parceiro, mas independente dele boas oportunidades estão surgindo. Contudo, vejo que tenho medo de ousar, mas estou estudando qual a melhor estratégia para continuar tocando a vida.
   Quando discorri sobre a fêmea que se prepara e arruma seu ninho, para receber o genitor e posteriormente a prole, encontrei uma imagem que satiriza o comportamento da mulher e do homem quanto aos modos de  organização. Engraçado observar e pensar na analogia de que o homem se preocupa com os fatores atrativos por onde passa, e a mulher com seu ninho aconchegante, aliás a mulher não está apta para seduzir todos os dias.




------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MINHAS COMÉDIAS ENTRE AS TRAGÉDIAS AMOROSAS


   A vida se alterna entre lágrimas e risos, e talvez essa seja a graça da vida, e assim vou vivendo sem lenço e sem documento, experimentando cores e sabores. Estar disponível e disposta, me proporciona conhecer vários vários tipos de homens, e após chegar em casa, rir ou ficar com medo da paixão. Ultimamente tenho mais rido do que me impressionado ou apaixonado, e aprendido a curar a Síndrome do Coração Partido. Ai ai ... Ainda muita coisa vai rolar... Mas depois de adoecer algumas vezes de SCP, acho que tenho desenvolvido um pouco mais de defesas. Rir com os amigos e se amar é uma excelente terapia.



                           Amo muito tudo isso, menos as garrafas. Bebida, prefiro algo mais leve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário