Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A SANGRIA INÚTIL E A ENDOMETRIOSE

   Hoje quero expor um assunto que muito me interessa, tanto como mulher, paciente e bióloga, o ciclo feminino e seus males. Apesar de não ter estudado medicina, estudando ciências biológicas pude conhecer um pouco da fisiologia do corpo feminino, estudando embriologia humana.
   A menstruação que visita a maioria da mulheres praticamente mensalmente divide muitas opiniões, quanto a sua função e o quanto ela pode atrapalhar a vida da mulher.
   Mas a verdade é que a fêmea foi projetada para reproduzir-se; sim, para alguns isso pode parecer estranho, mas o corpo feminino se prepara para isso e sofre com isso na maior parte da sua vida. Em nossa espécie, Homo sapiens sapiens, a fêmea (mulher), mensalmente tem um folículo de um ovário amadurecido e assim libera um óvulo, que fica a espera de fecundação, que naturalmente deveria ser fecundado por um espermatozóide do macho, e assim iniciaria o processo de desenvolvimento do embrião,  formaria o novo ser ou novos seres, que originariam a sua prole, afim de perpetuar a espécie. Porém, a mulher moderna obviamente por inúmeros motivos tanto culturais como de escolha própria não permite que seu óvulo mensal seja fecundado como espera o corpo dela, que preparou o "ninho", sofrendo mudanças hormonais e o espessamento da camada que reveste o útero, o endométrio, assim após uma certa espera o óvulo envelhece e seu útero se prepara para eliminá-lo junto ao endométrio que agora não aproveitados devem ser expelidos. A partir disso começa  a menstruação, a sangria inútil, ou o "abortamento" do óvulo não fecundado, que faz a mulher perder certa quantidade de sangue e nutrientes todo mês, gera dores, inchaços, incômodos, problemas gastrointestinais, a possibilidade de desenvolver endometriose, miomas, cistos ovarianos, anemia, etc, fora o que vem antes disso, a famosa T.P.M. a tensão pré-menstrual, com estado psicológico alterado, normalmente para pior, com irritabilidade, depressão, entre outros incômodos. Assim pergunto e peço para você leitor refletir: É melhor utilizar um método hormonal que iniba a liberação das gonadotrofinas da hipófise de forma que iniba a menstruação, assemelhando-se uma gestação, proporcionando a mulher liberdade e ausência desses desconfortos, ou sofrer tudo isso mensalmente? Quando a mulher suspende a menstruação ela não fica estéril, pois suspendendo o método, logo seus ovários voltam a funcionar normalmente, podendo engravidar caso seja seu desejo.
   Algumas mulheres consideram a menstruação uma "limpeza" do corpo, ou até um sinal de feminilidade, fato que discordo plenamente. Eu particularmente não suporto viver com medo de sangrar a qualquer momento, podendo aparecer nas roupas, principalmente estando fora de casa; também não suporto passar por T.P.M.; fora o incômodo que gera para a vida sexual; mas o problema que mais quero abordar é a endometriose, doença que sofro e mantenho controlada suspendendo a menstruação. A endometriose ocorre quando nos inúmeros sangramentos menstruais, pequenas porções do tecido endometrial (revestimento uterino) sofrem  refluxo em vez de serem eliminados totalmente com o fluxo menstrual, e migram para a cavidade abdominal, septo retovaginal, entre outras regiões, ou seja, parte do tecido que reveste o útero e deveria ser eliminado, se fixa em outros locais formando endometriomas, que acompanham o ciclo feminino causando dores muito fortes, com a possibilidade de outros problemas, inclusive podendo se instalar em outros locais do corpo. Normalmente ocorre um pouco de refluxo nas menstruações, mas o organismo consegue eliminar esses focos, ou seja, "limpar" o que está no lugar errado, inclusive as células fagocitárias chamadas macrófagos participam dessa limpeza, porém vários fatores podem fazer falhar esses mecanismos de defesa em muitas mulheres, principalmente com o excesso de ciclos pela vida.
Por isso sou favorável a corrente de opinião do famoso médico Elsimar Coutinho, que defende a suspensão da menstruação com métodos hormonais. Mesmo existindo possíveis efeitos colaterais, pelo menos no meu caso o benefício do tratamento tomando uma boa pílula anticoncepcional diariamente e sem pausa, é muito maior do que possíveis efeitos colaterais, e também, porque até o momento não apresento problemas ou doenças que contra indicam o uso da pílula como hipertensão arterial, trombose, neoplasia hormônio-dependente como muitos cânceres de mama, entre outros problemas. Assim fica a minha opinião, acredito que a menstruação é uma sangria inútil e devemos evitá-la quando não existir outro problema que impeça o uso de anticoncepcionais hormonais. Apenas o médico ginecologista pode indicar a pílula mais adequada para cada mulher, nunca se auto-medique,  pois existem diversos tipos de pílulas anticoncepcionais, cada uma com uma formulação e dosagem específica, ou seja, tenha cuidado pois não são todas iguais, já sofri de acne severa na face, costas e tórax depois de usar uma não adequada para mim, e todo medicamento pode causar problemas se usados incorretamente. Por esses e outros motivos o médico deve ser consultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário