Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

FUNGOS: HERÓIS E VILÕES


OS EXTRAORDINÁRIOS FUNGOS

Integrantes do Reino Fungi, são organismos eucariontes que eliminam enzimas que digerem a matéria orgânica e assim absorvem seu alimento. Graças a sua capacidade de decompor a matéria, eles propiciam a reciclagem dos nutrientes, pois realizam o apodrecimento e decomposição de matéria morta no ambiente, ou seja, se fossem exterminados, muita matéria morta ficaria disposta nos ambientes, causando sérios problemas, por isso sua grande importância no equilíbrio ecológico das populações.
No passado foram confundidos com plantas, mas com os conhecimentos biológicos de microscopia e bioquímica, hoje se sabe que eles possuem mais características animais!

Os fungos contribuem de forma decisiva para a preservação da diversidade biológica no planeta, e estão presentes em várias formas, desde microscópicos até macroscópicos, desde tóxicos até comestíveis, desde decompositores até parasitas. Se encontram sob a forma de leveduras, bolores e cogumelos.


Figura 1- Diversos aspectos que os fungos podem ter: a-b-c-d-e) cogumelos; f) leveduras; g-h) bolores.


UTILIDADES

O ácido cítrico muito utilizado em refrigerantes e outros produtos, é produzido por um fungo que fermenta o açúcar de frutas, o Aspergillus lividus.

Os fungos são apreciados na culinária desde épocas muito antigas. No império Romano, a espécie de cogumelo Amanita cesariae foi assim batizada por ter sido reservada aos Césares.

São muitos os cogumelos comestíveis: Agaricus campestris (champignon), Lentinus edodes (shitake), Morchella, Enoki, Hiratake, Porcini, Erinki, Portobello e muitos outros.


IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE

A micologia médica é a área que estuda as doenças causadas por fungos. Os fungos, em sua maioria, vivem da decomposição de matéria orgânica em decomposição. O Cryptococcus neoformans, agente da criptococose é encontrado nos espaços urbanos onde há pombos e psitacídeos (papagaios, periquitos,etc), canários, etc, e o excremento desses animais favorece a proliferação do fungo, pois é espalhado junto à poeira, e inalado chega aos alvéolos pulmonares causando lesões, especialmente em pessoas cujas defesas do corpo estejam baixas.
A histoplasmose, é outra doença causada por um fungo, o Histoplasma capsulatum, que também parasita os pulmões, através da inalação de esporos presentes na poeira misturada com guano (excremento) de aves e morcegos.

Há muitos fungos parasitas humanos, causadores de micoses. Os fungos do gênero Candida, um importante causador de infecções, como a candidíase, afeta a mucosa oral, genital e até outras regiões, dependendo das condições orgânicas e outros fatores, como a baixa imunidade, e o uso de antibióticos que eliminam a população de bactérias que competem com esse fungo. O fungo Tinea pedis causa a frieira ou pé-de-atleta. E a blastomicose americana, é uma doença pulmonar causada por outro fungo o Blastomyces dermatitidis.

Os vegetais também são acometidos por doenças fúngicas, e uma muito importante é a ferrugem do café, causada pelo fungo Hemileia vastatrix, que danifica as plantações.

Na Bahia, outra devastadora fitomicose tem provocado grande perda na produção de cacau, na região cacaueira do sul do estado, a doença chamada vassoura-de-bruxa, espalhou-se rapidamente, o responsável é o fungo Crinipellis perniciosa.

Na irlanda, em 1845, irrompeu a devastadora praga da batata, que prejudicou quase toda colheita de batata, na época, o principal produto agrícola, levando populações de camponeses ao desespero, com mais de 1 milhão de mortes pela fome, já que a batata era o alimento básico. Era a mangra ou mancha da batata, causada pelo fungo Phytophthora infestans, que apodrece as folhas e tubérculos. O problema foi amenizado quando procurou-se cultivar espécies mais resistentes ao fungo.

Mas em contrapartida, graças a um fungo, o Penicillium notatum, muitas vidas foram salvas, e ainda são. Esse é o fungo produtor da penicilina, o primeiro antibiótico, descoberto em 1928, quando o microbiologista e imunologista Alexander Fleming observou que culturas de Staphylococcus aureus sofriam lise celular, morrendo, quando em contato com o bolor que sintetiza penicilina.

USO NA FERMENTAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS

Sabe aquele pãozinho gostoso, aquela cervejinha de Domingo e aquele bom vinho que você aprecia? São fermentados pelo fungo Saccharomyces cerevisiae, ele faz fermentação alcoólica na ausência de oxigênio, degradando o açúcar em álcool etílico e CO2.
Na preparação do pão, o CO2 que vai sendo formado acumula-se no interior da massa, liberando bolhas que tormam o pão mais poroso e leve, o "crescer" da massa, ou seja, degradam o açúcar (glicólise) liberando o CO2 que fica aprisionado pelo glúten da farinha de trigo. O teor de álcool na massa do pão chega a 0,5%, mas quando o pão está sendo assado, o álcool evapora e dá ao pão um aroma característico.

Tipos de leveduras:

Produção de cerveja: Saccharomyces cerevisae ou Saccharomyces carlbergensis.
Produção do vinho: Saccharomyces ellipsoideus.
Produção do saquê: Aspergillus orysal e Saccharomyces cerevisae.
Produção do Molho Shoyu: Aspergillus oryzae.


Sabe aqueles queijos deliciosos com aquela "camadinha" verde ou branca? O camembert, o gorgonzola, o roquefort, etc, então, há fungos ascomicetos que são aplicados na indústria de laticínios, como é o caso do Penicillium roquefort e do Penicillium camembertii, responsáveis por essa transformação nesses queijos.


FUNGOS TÓXICOS

O LSD, uma droga ilegal, que ficou famosa na década de 1970, é derivada do ácido lisérgico, um alcalóide, extraído de grãos de cereais infectados com o fungo ascomiceto Claviceps purpurea, o "esporão do centeio". Esses grãos também têm outro composto alucinógeno, a ergotina. Cereais contaminados por esse fungo causaram, no passado, intoxicações em massa. Desde o século XVI, parteiras já conheciam uma propriedade farmacêutica do esporão do centeio: se ingerido em pequenas quantidades, ele acelera as contrações uterinas no parto.

O fungo Amanita muscaria, aquele bonitinho, vermelho com manchinhas brancas, é alucinógeno e pode ser letal se consumido, assim também é o Amanita phalloides e os do gênero Psilocybe que causa sérios danos ao sistema nervoso.

O Aspergillus flavus cresce no amendoim e em outros substratos, e produz a aflatoxina, potente cancerígeno que causa sérios danos ao fígado.


Curiosidade: Qual é o maior ser vivo habitante da Terra?

Pense... elefante, baleia-azul, ou foi um dinossauro?

Errado! É um fungo! Existe um fungo a Armillaria ostoyae, que acredita-se ser o maior ser vivo, pois seus filamentos estendem-se por uma área de 6 milhões de metros quadrados, pasme! Sob o solo de uma floresta próxima ao Monte Adams no estado norte-americano de Washington.



Nenhum comentário:

Postar um comentário