Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

TUDO PARA O ALARME NÃO TOCAR


ALTERAÇÕES PROGRAMADAS NO NÍVEL DE UM HORMÔNIO ESTÃO POR TRÁS DA INCRÍVEL CAPACIDADE DE ACORDAR SEGUNDOS ANTES DO DESPERTADOR

Quem nunca acordou segundos antes do despertador tocar, conseguindo desligá-lo antes de tocar? Pois é, aquele som desagradável logo cedo, que faz até algumas pessoas tremerem!
Parece que temos um relógio programado dentro de nós, e um estudo realizado em Lübeck na Alemanha, mostrou que a capacidade de antecipar durante o sono o momento de acordar, pode estar ligada à liberação de um hormônio no sangue, a adrenocorticotropina, produzido na hipófise, principalmente em situações de estresse, assim como o cortisol. Os pesquisadores observaram que nos voluntários avisados que seriam acordados às 6 horas da manhã, o nível de adrecorticotropina começava subir 1 hora antes, ou seja, às 5 horas da manhã, e quando os mesmos voluntários eram avisados que seriam acordados às 9 horas da manhã, mas eram acordados às 6 horas de surpresa, o nível do hormônio não havia subido. E quem programa a liberação do hormônio no sangue? O cérebro, que além de controlar o sono, ajusta nossos horários, e trabalha junto com os hormônios quando estamos em estado de vigília ou no sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário